domingo, 8 de agosto de 2010

FORMAÇÃO MINISTRADA NA REUNIÃO GERAL - 07/08/2010

Formação

Reconstruindo as muralhas
No grupo de oração
Base Livro de Esdras e Neemias
Tema:
Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma (Tiago 2,17)



Esdras
Esdras (do hebraico) “Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador) era um sacerdote, um “escriba das palavras, dos mandamentos do SENHOR” (7.11). Liderou o segundo dos três grupos que retornaram da Babilônia pra Jerusalém. Como homem devoto, estabeleceu firmemente a Lei (o Pentateuco) como a base da fé (7.10). Esdras havia conduzido o povo a uma renovação espiritual através do conhecimento da palavra.

· Ciro proclama o retorno de Israel 1.1-4
· O povo se prepara para o retorno 1.5-11
· Ofertas voluntárias dos que retornaram 2.68-70
· O processo de reconstrução do templo 3.1-6.22
· Os alicerces são colocados em meio a choro e louvor 3.8-13



Duas grandes mensagens emergem de Esdras: a fidelidade de Deus e uma infidelidade do homem. Deus havia prometido através de Jeremias (25.12) que o cativeiro babilônico teria duração limitada. No momento apropriado, cumpriu fielmente a sua promessa e induziu o espírito do rei Ciro Pérsia a publicar um édito para o retorno dos exilados (1.1-4). Fielmente, concedeu liderança (Zorobabel e Esdras). Deus fielmente enviou um sacerdote dedicado que habilidosamente instruiu o povo na verdade, chamando-o à confissão de pecado e ao arrependimento dos seus caminhos perversos (cap 9-10) como foi dito acima, a fidelidade de Deus triunfa em cada situação.


Neemias
Neemias em hebraico “conforto de (ou “confortado por”) A oração o jejum, as qualidades de liderança, a poderosa eloqüência, as habilidades organizacionais criativas, a confiança nos planos de Deus e a rápida e decisiva resposta aos problemas qualificavam Neemias como um grande líder e como um grande homem de Deus. Mais importante ainda: ele deixa transparecer um espírito de sacrifício, cujo único interesse é resumido na sua repetida oração: “Lembra-te de mim pra bem, ó meu Deus”

* do exílio à reconstrução das muralhas de Jerusalém 1.1-7.73
* Planejando o trabalho, motivando e organizando os trabalhos 2.9-3.32



Obras
Neemias expressa o lado prático, a vivência diária da nossa fé em Deus. Neemias era o Tiago do AT, desafiando o povo a mostrar a sua fé por meio das obras. A primeira seção do livro (caps 1-7) fala sobre a construção do muro. Era necessário para que Judá e Benjamim continuassem a existir como nação. Durante o período da construção dos muros, os crentes comprometidos, guiados por esse líder dinâmico, venceram a preguiça (4.(2.20), conspiração (3.9) e ameaças de agressão física (4.17). A segunda seção do livro (caps 8-10) é dirigida ao povo que vivia dentro dos muros. A aliança foi renovada equipou-os com o seu Espírito e o enviou pra fazer proezas. Na última seção (caps 11-13) o povo é restaurado à obediência da palavra de Deus, enquanto Neemias, o leigo, trabalha junto com Esdras, o profeta. Como governador durante esse período, Neemias usou a influência o seu cargo para apoiar a Esdras e exercer uma liderança espiritual. Aqui se revela um homem que planeja sabiamente suas ações (“considerei comigo mesmo no meu coração”) e um homem cheio de ousadia (“contendi com os nobres”)




Texto para meditarem
5. Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano. 16. E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? 17. Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. 18. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. 20. Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? 21. Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? 22. Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. 23. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abrãao creu em Deus e isto lhe foi dito em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). 24. Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? 25. Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? 26. Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tiago 2, 15-26)


Ir. Kleber Antonio
PAZ E BEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário